domingo, 6 de outubro de 2013

PUPUNHA - PARA PALMITO OU FRUTO

FONTE: http://www.ceplac.gov.br/radar/pupunha.htm


     Palmeira nativa dos trópicos úmidos americanos, a pupunheira (Bactris gasipae) produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. É consumido cozido e presta-se à extração de óleo ou à produção de farinha, usada na alimentação humana e animal.

     Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, mas contêm quantidades pequenas de proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B, C e ferro. Os frutos e seus derivados, quando crus, contêm uma enzima, que inibe a digestão de proteínas, e um ácido, que provoca irritação na mucosa da boca.

Clima e solo

     A pupunheira vem sendo explorada com sucesso, pois adapta-se com facilidade às mais diversas condições climáticas. As condições ambientais ideais encontram-se nos climas quentes e úmidos, com temperatura média acima de 22° C e abundância de chuvas (acima de 2.000 mm anuais), bem distribuídas ao longo do ano. Para desenvolver-se bem, a planta exige solos bem drenados, de fertilidade de média a alta, pH próximo ao neutro (7,0) e com textura média ou leve. Apesar de a pupunheira necessitar de muita água, não tolera solos encharcados, que limita o seu cultivo. Nos solos ácidos e de baixa fertilidade, desde que devidamente corrigidos e adubados, a pupunheira apresenta bom crescimento.

     As mudas serão levadas ao campo, para o plantio no local definitivo, quando apresentarem de 30 a 40 cm de altura.

Preparo da área


     As áreas destinadas ao cultivo de pupunheiras para a produção de palmito devem ser aradas e gradeadas, visando facilitar o plantio das mudas, já que o espaçamento entre as covas é pequeno.

     Assim, recomenda-se, preferencialmente, o uso de áreas com vegetação de pequeno porte, para que essas operações sejam simplificadas.

     Nos plantios destinados à produção de frutos, as operações e gradagem podem ser dispensadas, exigindo-se somente uma roçagem da vegetação existente na área.

Espaçamento


     O espaçamento usado na cultura depende do tipo de exploração. No caso de cultivo destinado à produção de frutos, recomenda-se o espaçamento de 6 x 6 m, em triângulos, o que permite uma população de 320 plantas por hectare. Nos plantios destinados à produção de palmito, o espaçamento deve ser de 2 x 1 m, obtendo-se uma população de 5.000 plantas por hectare.

Plantio


     O plantio deve ser realizado no início da época das chuvas, para que a planta aproveite todo o período chuvoso e apresente bom desenvolvimento inicial, adquirindo resistência para enfrentar possíveis estiagens. As covas deverão medir 40 x 40 x 40 cm.

Confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OOJ5ed0dRmw
 

Tratos culturais

     Coroamento é feito por meio de capina ou roçagem em torno das plantas, eliminando-se as plantas daninhas. Opcionalmente, essa operação pode ser feita com o uso de herbicidas.

     Desbaste – É prática fundamental nos plantios em que se deseja a produção de frutos. Consiste em eliminar os perfilhos excedentes, iniciando-se dois anos após o plantio, para que, em cada touceira, permaneçam de três a quatro plantas adultas. O desbaste, desde que bem executado, é feito somente uma vez por ano.

     Roçagem – A área restante, representada pela faixa das estrelinhas, pode ser roçada manualmente ou com máquina, rebaixando-se as plantas daninhas, sem necessidade de revolver o solo.

     Adubação – Nos plantios destinados à produção de frutos, recomenda-se aplicação por planta em cobertura, durante os dois primeiros anos de 100 g de sulfato de amônio, 100 g de superfosfato triplo e de 100 g de cloreto de potássio, aplicados em duas parcelas. A partir do terceiro ano, aumentam-se as dosagens para 150 g de superfosfato de amônio, 200 g de superfosfato triplo e 200 g de cloreto de potássio.

Para a produção de palmito adubam-se as plantas, no primeiro ano com 100 g de sulfato de amônio, 50 g de superfosfato triplo e 20 g de cloreto de potássio. A partir do segundo ano duplicam-se essas doses.

Pragas e doenças

     Na Amazônia, a principal praga é a abelha-de-cachorro, também conhecida como arapuá (Melipona ruficrus), que durante a floração destrói as flores e os botões florais, reduzindo a produção. A medida de controle recomendada consiste na eliminação dos ninhos, geralmente encontrados na capoeira e na mata das proximidades.

    A pupunheira também é atacada por lagartas esverdeadas, que têm o hábito de enrolar os folíolos para se alimentar e se proteger de seus inimigos naturais. Para controla-las, usam-se inseticidas fosforados, na concentração de 1g do produto comercial para 1 litro de água.

     Como principais doenças incluem-se a antracnóse (manhas nas folhas), causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, e a podridão-negra-dos frutos ocasionada inicialmente pelo fungo thielaviopsis paradoxa, em sua forma imperfeita, e pelo Ceratocytis paradoxa, na forma perfeita.

     O controle deve ser feito a partir da formação de mudas no viveiro e no início da floração, continuando no decorrer da frutificação, principalmente na época da umidade excessiva, com pulverizações com produtos à base de cobre.

Colheita

     As plantas iniciam a produção no terceiro ano depois do plantio tendendo a frutificação a estabilizar-se a partir do sexto ano, atingindo uma produtividade em torno de 20t/ha/ano.

     Quando os frutos alcançam o ponto de maturação, faz-se a colheita para tanto se usa varas com podão preso na extremidade.



José Monteiro
Engenheiro Agrônomo, MS

Extraído do Jornal CEPLAC Notícias - agosto 2000
 
 

Algumas dicas de uso

Bolo de pupunha
Ingredientes da Receita de Bolo de Pupunha
Fonte: http://www.receitastipicas.com/receitas
2 copos de pupunha cozida e amassada
2 copos de leite de coco ou leite comum
5 ovos
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Como Fazer Bolo de Pupunha
Modo de Preparo:
Colocar a pupunha e o leite no liquidificador e bater durante 5 min
Bater, em uma tigela, a manteiga, o açúcar e as gemas
Mistrurar todos os ingredientes, acrescentando o trigo e as claras em neve
Colocar a massa em uma forma untada com manteiga e levar ao forno durante 30 min.
Risoto de Pupunha
 Ingredientes
  • 2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
  • 2 colher(es) (sopa) de azeite
  • 1 xícara(s) (chá) de arroz arbório
  • 3 xícara(s) (chá) de água fervente
  • 2 tablete(s) de caldo de legumes
  • 1/2 xícara(s) (chá) de cenoura ralada(s)
  • 300 gr de pupunha em cubos pequenos
  • 2 colher(es) (sopa) de manteiga gelada(s)
  • 50 gr de parmesão ralado(s) grosso(s)
  • quanto baste de sal
Como fazer
Inicialmente prepare o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, coloque as 3 xícaras de água fervente e dissolva os cubos de caldo de legumes Reserve, mantendo aquecido.
Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, baixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo, a cenoura ralada e mexa um pouco mais.
Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a pupunha em cubos, a manteiga gelada e o Parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.
Você pode ainda visitar o site www.inpa.gov.br/pupunha/receitas/cozinhandocomapupunha.html