domingo, 18 de fevereiro de 2018


fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI216385-18289,00-TUDO+SOBRE+CACAU.html

cacau
Para obter uma muda, retire a polpa da semente usando serragem ou lavando com água. Coloque-a para umedecer por seis horas e plante-a com a parte mais achatada virada para baixo em um saco com 2,5 quilos de terriço (terra vegetal). Mantenha a muda protegida com sombrite ou palha que permita 40% de luz e 60% de sombra. A cada 30 dias, regue-a com solução de ureia a 0,5%. A muda poderá ser plantada a campo em quatro a seis meses. Na fase de desenvolvimento do cacaueiro, retire os brotos, ou chupões, e os ramos mal formados. Após três anos, retire os ramos secos, infectados por doenças ou sem folhas. Para evitar brocas, cochonilhas e pulgões, use agrotóxicos com orientação de um agrônomo.

Receita de chocolate caseiro
Retire as amêndoas dos frutos e coloque-as para fermentar, removendo a massa de cacau nas primeiras 48 horas e, em seguida, repetir o processo a cada 24 horas até que a fermentação se complete – em cinco a sete dias.

Seque as amêndoas ao sol até que elas fiquem com 8% de umidade (ou, como opção, distribua-as em uma assadeira e leve ao fogo baixo para torrar).

Com uma colher, mexa até apresentar suaves estalos. A casca deve sair facilmente ao apertar as amêndoas entre os dedos.

Passe no processador e obtenha uma massa fina do cacau;

Junte um quilo dessa massa com 1,5 quilo de açúcar e 1,5 litro de leite fresco e leve-a ao fogo.

Mexa sem parar até soltar a mistura do fundo da panela e por mais três minutos após desligar o fogo.

Se deixar o chocolate esfriar na assadeira, poderá cortá-lo em tabletes, mas, se continuar a mexer até esfriar, ele se tornará granulado.

Passando o chocolate em uma peneira fina ele ficará em pó. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário